A companhia aérea Latam Brasil decidiu abolir o processo de check-in para os voos domésticos. Os clientes que compram passagens pelos sites e aplicativos da empresa desde o início da semana já recebem o cartão de embarque logo que o pedido é finalizado. É a primeira aérea no país a digitalizar o processo.
Caso haja qualquer mudança de
informações sobre o voo do momento da compra até o embarque, a Latam afirma que
o passageiro é notificado, e seu bilhete atualizado automaticamente. O
passageiro agora também pode escolher se quer receber as informações sobre seu
voo por whatsapp, e-mail ou SMS.
A iniciativa deverá reduzir ainda
mais a quantidade de passageiros que utiliza os balcões de check-in nos
aeroportos, já reduzida desde que as companhias aéreas começaram a cobrança
pelo despacho de bagagens.
Além do check-in automático, a Latam
também vai aumentar os dispositivos para que os próprios clientes façam o
despacho e a etiquetagem de suas bagagens em aeroportos no Brasil. Esse
processo, chamado de self bag drop, já é usado rotineiramente em outros
mercados, como os Estados Unidos, mas ainda é pouco comum no país.
Hoje, a Latam já tem totens de autoatendimento para que o próprio
passageiro etiquete e despache sua bagagem em quatro aeroportos do país:
Guarulhos, Brasília, Galeão e Salvador. Até o fim do ano, mais sete aeródromos
vão receber os equipamentos. A Latam diz que o serviço é implementado primeiro
nos aeroportos que recebem mais voos da companhia.
A intenção da empresa, de acordo com Paulo Miranda,
vice-presidente da área de clientes da Latam, é que em breve até os totens
sejam substituídos.
— A gente quer chegar em um ambiente em que nem o totem de
despacho de bagagem vai ser necessário. O passageiro chegaria com seu celular e
se necessário o usaria para se conectar a uma impressora no aeroporto e
imprimir sua etiqueta de bagagem. A transação seria toda pelo celular. A gente
já testou isso no aeroporto Santos Dumont — diz ele.
Mesmo com o aumento previsto na ociosidade dos
balcões de check-in, a Latam não deve fazer cortes em seu pessoal de solo,
segundo o executivo. Os funcionários poderão ser deslocados para outras
funções.
A Latam também vai rever o sistema digital pelo
qual o passageiro gerencia eventuais créditos e reembolsos por passagens não
utilizadas. O contingente de clientes nessa situação aumentou durante a
pandemia.
— Vamos lançar uma espécie de carteira digital que
vai simplificar o uso de créditos e reembolsos de passagens também. A
remarcação de passagem e o uso do crédito precisa ser super simples para o
cliente e hoje a gente está ciente de que a experiência atual não está
cumprindo com essas necessidades — admite Miranda. A Latam, no entanto, não
cravou uma data para que o serviço seja implementado no Brasil.
A empresa só não menciona o fim da tarifa de bagagens. Ué?????
Nenhum comentário:
Postar um comentário