Entrou em vigor no dia 16/7/2019, a lista Não
Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse
grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a
venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A
medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As
pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome
no site criado para a iniciativa.
A
lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar,
Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também
deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o
consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.
Segundo
a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações
de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número
1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de
até R$ 50 milhões.
Outras medidas
Outra
decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações
telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de
telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista
nacional a ser criada.
As companhias
vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no
grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de
telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer
seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.
A agência
determinou ainda que as áreas técnicas estudem medidas para combater os
incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que
tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela
Anatel. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço
das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender
serviços de telecomunicações.
Além dessa
iniciativa, a Anatel deve discutir novas ações relacionadas à prática do
telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor da
autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para limitar os
abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da área de
telecomunicações.
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