Uma ação
civil pública ajuizada contra a CEDAE pede que a justiça determine o bloqueio
nas contas da empresa pública no valor de R$100milhões. Esse dinheiro deverá
ser usado para indenizar em danos materiais e morais todos os consumidores
afetados com a falta de água.
A ação
pede que sejam ressarcidas todas as despesas dos consumidores da Região
Metropolitana, atingidos pelo desabastecimento, para compra de carro pipa ou
outro meio de água potável até o restabelecimento do serviço da Cedae. O
documento pede que a indenização seja feita em contas futuras, devendo a
Companhia disponibilizar um canal para receber os documentos e comprovantes de
despesas mediante protocolo e crédito na fatura seguinte.
Além disso,
a medida também exige redução na conta de consumo de todos da Região
Metropolitana em 25% da fatura de cobrança referente ao período de 15 de
novembro até o restabelecimento do serviço. A ação ainda pede que a Cedae
exclua da conta de consumo os dias em que a localidade de domicílio ficou sem
água, tanto dos consumidores com ou sem hidrômetro. A multa diária prevista em
caso de descumprimento é de R$ 1 milhão.
Os
consumidores que moram em áreas afetadas pelo desabastecimento de água causada
pela falha em uma das bombas na Elevatória do Lameirão e que possuem
hidrômetros terão redução automática na cobrança das próximas contas. De acordo
com a companhia, os moradores que não possuem o equipamento deverão enviar um
e-mail para a Cedae para que o desconto seja aplicado.
Confira o
procedimento para quem ainda não possui o hidrômetro:
- Enviar e-mail para
revisaodecontalameirao@cedae.com.br
Com os seguintes dados:
- CPF;
- Número de sua matrícula;
- Motivo de solicitação.
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