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quinta-feira, 31 de outubro de 2019

NEGOCIAÇÃO DE PAGAMENTOS ON LINE


Pagamentos em contas on line é cada vez mais comum para os brasileiros: em 2019, 63% fazem esse uso da internet, contra os 46,8% registrados em 2017. Por sua vez, quem não arca com os débitos em dia também tem recorrido mais aos meios virtuais para negociar: eram 40,6% os que já tinham feito isso alguma vez, em 2017, e são 54,9% este ano. Os dados são de um levantamento do IGEOC, reunião de 15 empresas de telecobrança do Brasil, que apontou ainda ser o Whatsapp o canal digital mais utilizado pelos inadimplentes. A  quantidade de pessoas que utilizaram, inclusive, saltou em dois anos, de 48,2% para 74,9%.

Também cresceram, no mesmo período, os contatos por chat (36,3% para 42,6%), e-mail (26,9% para 36,8%), SMS (14,1% para 35,4%), Facebook Messenger (8% para 11,2%) e Agente virtual (22,4% para 33,3%). Diminuiu apenas os inadimplentes que já usaram Portal de autonegociação (48,7% para 44,3%). A pesquisa foi feita com 2.292 pessoas de todo o país, físicas e jurídicas, entre os dias 09 de setembro e 04 de outubro.

Uma das razões para o aumento de canais digitais na negociação pode ser a preferência por horários alternativos. O momento do dia mais favorável, segundo a consulta, é após o expediente (36,7%), seguido de antes de ir para o trabalho (18,3%) e aos finais de semana (15,4%). Os que não têm preferência são 18,1% e os que preferem resolver a pendência durante o expediente, 11,6%.

Mesmo assim, a satisfação ao negociar por esses meios caiu: de 81,8%, em 2018, para 72,3%, este ano. Considerando apenas os inadimplentes que não fizeram acordo para quitar os débitos, a insatisfação com os meios digitais de cobrança é de 34%. E, quando perguntados por que a experiência não foi satisfatória, 50,4% responderam que eles oferecem poucas opções de pagamentos e descontos.

Para a presidente do Instituto GEOC, Mariane Cardoso Schettert, o contato pessoal com operadores faz diferença para boa parte deles.
— A negociação pressupõe falar e os inadimplentes sempre têm dúvidas. Então se sentem mais seguros muitas vezes, principalmente quando a dívida é mais alta, pelo meio tradicional de negociação. Pensam até que podem termais descontos ao falar com um operador, o que não é verdade, pois temos também muitas opções nos canais digitais — afirma Mariane, ressaltando, porém, a importância dos operadores diante disso: —Não podemos deixar de investir em treinamento e capacitação deles. Precisamos colocar a expectativa correta em cada canal de relacionamento com o cliente, pois o que vai compor o conjunto da obra é atingir a eficiência em todos os canais.





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